ESFB

Escola Secundária de Fonseca Benevides

Menu

ENSINO A DISTÂNCIA

Candidaturas para o Ensino a Distância para o ano letivo 2019-2020

Os alunos que queiram, no ano letivo 2019/2020, candidatar pela primeira vez na modalidade de ensino a distância, deverão realizar os seguintes procedimentos:

1. Criar um pedido de integração, clicando em formulário.
2. Aguardar o contacto da Escola para saber se o pedido de integração foi deferido ou indeferido. No caso de deferimento do pedido de integração, igualmente serão enviadas as directivas necessárias para a realização da matrícula.
3. Mais tarde terá de realizar a sua matrícula na plataforma pública de matrículas, de acordo com os procedimentos aí definidos. Para aceder ao portal das matrículas clique aqui: Portal de Matriculas.


A Escola Secundária de Fonseca Benevides é a Escola-Sede do ensino a distância (EaD) para alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário que, sendo filhos de profissionais itinerantes, ou por estarem integrados na Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) ou por razões de saúde ou outras consideradas relevantes, estão impedidos de frequentar uma Escola em regime presencial.
O EaD funciona através de uma plataforma digital, constituída por salas de aula virtu-ais, organizadas por público-alvo, ano e ciclo de escolaridade, com recurso a formas de trabalho síncronas e assíncronas.

No ensino secundário são ministrados dois cursos científico-humanísticos: o curso de ciências e tecnologias e o curso de línguas e humanidades.
Os cursos cientifico-humanísticos constituem uma oferta educativa vocacionada para o prosseguimento de estudos de nível superior (universitário ou politécnico).
Destinam-se a alunos que tenham concluído o 9.º ano de escolaridade ou equivalente.
Têm a duração de 3 anos letivos, correspondentes ao 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade.
Conferem um diploma de conclusão do Ensino Secundário (12º ano), bem como o nível 3 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).

Cursos Científico-Humanísticos:

• Curso de Ciências e Tecnologias

• Curso de Línguas e Humanidades



Os planos de estudo dos cursos integram:

A componente de formação geral, comum aos dois cursos, visa contribuir para a construção da identidade pessoal, social e cultural dos jovens;

A componente de formação específica, visa proporcionar formação científica consistente no domínio do respetivo curso.


O ensino a distância é uma iniciativa do Ministério da Educação e Ciência, acompanhada e sob supervisão da Direção Geral de Educação.

Destinatários

O EaD responde, prioritariamente, às necessidades educativas de:

a) Alunos filhos de profissionais itinerantes que estão sujeitos a condições especiais de frequência escolar, dada a constante mobilidade das famílias;
b) Alunos que não concluíram a escolaridade obrigatória e que se encontram integrados em instituições particulares de solidariedade social que estabeleçam com a escola sede do EaD protocolos visando assegurar o cumprimento daquela;
c) Alunos matriculados que, por razões de saúde ou outras consideradas relevantes, se encontram impedidos de frequentar uma escola em regime presencial, durante e até ao limite do ano letivo que frequentam, obtido parecer favorável da DGE e, no caso do curso profissional, da ANQEP, I.P.


Rede nacional

O ensino a distância, pela sua natureza específica, nomeadamente a dispersão geográfica dos alunos funciona em rede e em articulação com as escolas de acolhimento localizadas em todo o país e que recebem temporariamente os alunos ao longo do ano letivo sempre que tal se justifique.

Parceiros


O ensino a distância é uma modalidade de ensino da responsabilidade da Direção Geral de Educação, que conta com o apoio de:


Escola virtual da Porto Editora: A Porto Editora faculta o acesso à sua plataforma da Escola virtual aos nossos alunos e professores do EaD.




Microsoft Portugal: A Microsoft Portugal apoia o funcionamento do ensino a distância através da cedência da plataforma Office 365 a professores e alunos.




Samsung Eletrónica Portuguesa: A Samsung apoia o funcionamento do ensino a distância através da cedência de equipamentos informáticos para a escola.


Mais Informação


Portaria 85/2014: Regulamenta o funcionamento do EaD;

Despacho 5946/2014: Define a nossa escola como sede do EaD.