ESFB

Escola Secundária de Fonseca Benevides

Menu

PADDE (Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas)

SELFIE



A SELFIE tem como principal objetivo apoiar a Escola na conceção e implementação de um Plano de Ação para o Digital, desde o diagnóstico ao desenvolvimento e melhoria das áreas consideradas prioritárias, permitindo assim o desenvolvimento/aperfeiçoamento de Ecossistemas de Desenvolvimento Digital específicos.

 
 
       
   
       
       

Numa primeira fase, serão analisados os resultados obtidos através da ferramenta de diagnóstico, autorreflexão e autoconhecimento SELFIE - ferramenta da Comissão Europeia disponível em português, devidamente testada, validada e implementada em diversos países - concebida para apoiar as escolas no processo de aprendizagem na era digital e que permite identificar os pontos fortes, as áreas que requerem melhoria e as prioridades de cada organização educativa no âmbito do digital.

 
 
       
       

   

O SELFIE «Self-reflection on Effective Learning by Fostering Innovation through Educational technologies» é um instrumento de autorreflexão e autoconhecimento concebido para apoiar as escolas no processo de aprendizagem na era digital a incorporar tecnologias digitais no ensino, na aprendizagem e na avaliação das aprendizagens dos alunos. A ferramenta pode realçar o que está a funcionar bem, as áreas que requerem melhorias e quais devem ser as prioridades. O SELFIE apoia a compreender de que forma o Digital está integrado na escola e é utilizado pela comunidade educativa. Utiliza questionários para recolher as opiniões dos dirigentes escolares, professores e alunos, de forma completamente anónima e voluntária, e compila os resultados num relatório interativo que permite identificar os pontos fortes e os pontos fracos sobre a forma como as tecnologias são utilizadas na escola. O SELFIE não mede nem compara os conhecimentos ou as competências dos utilizadores.