Eletromecânico/a de Manutenção Industrial

Curso de Educação e Formação

O curso de educação e formação de Eletromecânico/a de Manutenção Industrial é um curso de um ano letivo, que corresponde ao 9.º ano de escolaridade, que confere dupla certificação (escola e profissional).

Descrição geral do curso

Neste curso aprendes essencialmente a desenvolver as atividades relacionadas com a instalação, montagem, regulação, manutenção, reparação e ensaio, em equipamentos industriais e respetivos componentes ou sistemas mecânicos, elétricos, eletromecânicos e de automação (pneumáticos e hidráulicos), de acordo com as especificações técnicas de segurança e qualidade definidas.

 Atividades principais

- Proceder à montagem e colocação em condições de funcionamento dos subconjuntos e conjuntos mecânicos, elétricos, eletromecânicos e de automação (pneumáticos e hidráulicos), a partir dos desenhos, esquemas e especificações técnicas específicas de cada equipamento industrial.

- Diagnosticar as avarias dos elementos nos sistemas mecânicos, elétricos, eletromecânicos e de automação, aplicando os procedimentos estabelecidos, para comprovação do estado de funcionamento dos equipamentos e do alcance dos defeitos.

- Restituir as condições funcionais nos sistemas mecânicos, elétricos, eletromecânicos e de automação, recorrendo à reparação e/ou substituição de peças e elementos dos referidos sistemas, estabelecendo o processo de desmontagem / montagem requerido, com recurso aos manuais de instruções e esquemas específicos dos equipamentos.

- Realizar a montagem, instalação e colocação em marcha dos equipamentos, com recurso aos desenhos e especificações técnicas dos conjuntos fabricados e cumprimento das normas de segurança relacionadas com os riscos laborais e meio – ambientais.

- Realizar a conservação e manutenção preventiva dos equipamentos, a partir da documentação técnica e manuais de manutenção, com registo e preenchimento das fichas de intervenção específicas