Operador/a de Informática

Curso de Educação e Formação

O curso de educação e formação de Operador/a de Informática é um curso de um ano letivo, que corresponde ao 9.º ano de escolaridade, que confere dupla certificação (escola e profissional).

Descrição geral do curso

Neste curso aprendes essencialmente a efetuar a instalação, a configuração e a operação de software de escritório, redes locais, Internet e outras aplicações informáticas, bem como, a manutenção de computadores, periféricos e redes locais, tendo em conta as especificações técnicas dos equipamentos informáticos e os instrumentos e ferramentas adequados e respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho e de proteção do ambiente.

 Atividades principais

- Efetuar a instalação e manutenção de computadores e sistemas operativos, aplicando as técnicas e procedimentos de gestão e organização da informação, tendo em conta a otimização do seu funcionamento.

- Instalar, configurar e operar com software de escritório, nomeadamente, editar documentos e folhas de cálculo e elaborar apresentações gráficas.

- Efetuar a instalação e a manutenção operacional de aplicações de gestão administrativa, incluindo a administração de software de gestão de base de dados.

- Efetuar a instalação, configuração, operação e manutenção de computadores e impressoras em redes locais.