Operador/a de Sistemas de Tratamento de Águas

Curso de Educação e Formação

O curso de educação e formação de Operador/a de Sistemas de Tratamento de Águas  é um curso de um ano letivo, que corresponde ao 9.º ano de escolaridade, que confere dupla certificação (escola e profissional).

Descrição geral do curso

Neste curso aprendes essencialmente a executar operações associadas à exploração e manutenção de sistemas de tratamento e transporte de água (de abastecimento e/ou residuais), de acordo com os procedimentos implementados com base nas normas e regulamentos de higiene, qualidade, segurança e proteção ambiental.

 Atividades principais

- Executar o programa de rotinas de operação e outras especificações técnicas, a fim de adotar os procedimentos adequados ao trabalho a realizar.

- Assegurar a rotina diária de higiene e arrumação dos espaços de trabalho. Executar operações elementares associadas à exploração nas áreas de captação, elevação, tratamento e transporte de água.

- Efetuar colheitas de amostras, de acordo com os parâmetros em vigor.

- Assegurar o aprovisionamento dos sistemas de tratamento e transporte de água.

- Executar tarefas de manutenção de 1º nível e apoiar as atividades de manutenção.

- Atuar e reportar situações de acidentes ou incidente ao nível da qualidade, ambiente e segurança, de acordo com as instruções recebidas e os procedimentos estabelecidos.