Ensino a distância

A nossa escola é a sede desta modalidade de ensino.

O Ensino a Distância (ED) é uma oferta educativa e formativa para os 2.° e 3.° ciclos do ensino básico e do ensino secundário, complementar das outras ofertas curriculares existentes nestes níveis de ensino.

O ED funciona através de uma plataforma digital, constituída por salas de aula virtuais, organizadas por público-alvo, ano e ciclo de escolaridade, com recurso às formas de trabalho síncronas e assíncronas.

Destinatários

O ED responde, prioritariamente, às necessidades educativas de:

a) Alunos filhos de profissionais itinerantes que estão sujeitos a condições especiais de frequência escolar, dada a constante mobilidade das famílias;
b) Alunos que não concluíram a escolaridade obrigatória e que se encontram integrados em instituições particulares de solidariedade social que estabeleçam com a escola sede do ED protocolos visando assegurar o cumprimento daquela;
c) Alunos matriculados que, por razões de saúde ou outras consideradas relevantes, se encontram impedidos de frequentar uma escola em regime presencial, durante e até ao limite do ano letivo que frequentam, obtido parecer favorável da DGE e, no caso do curso profissional, da ANQEP, I.P..

Rede nacional

O Ensino a Distância, pela sua natureza específica, nomeadamente a dispersão geográfica dos alunos, embora sedeado na nossa escola, funciona em rede e em articulação com as escolas de acolhimento localizadas em todo o país e que recebem temporariamente os alunos ao longo do ano letivo sempre que tal se justifique.

Parceiros

O Ensino a Distância é uma modalidade de ensino da responsabilidade da Direção Geral de Educação, que conta com o apoio de:

  • Vodafone Portugal: A Vodafone Portugal apoia o funcionamento do Ensino a Distância através da cedência de um circuito de acesso à internet de alta velocidade.

 

  • Escola virtual da Porto Editora: A Porto Editora faculta o acesso à sua plataforma da Escola virtual aos nossos alunos e professores do ED.

   

  • Microsoft Portugal: A Microsoft Portugal apoia o funcionamento do Ensino a Distância através da cedência da plataforma Office 365 a professores e alunos.

  • Samsung Eletrónica Portuguesa: A Samsung apoia o funcionamento do Ensino a Distância através da cedência de equipamentos informáticos para a escola.

Consulte também

Candidaturas para o Ensino a Distância para o ano letivo 2017-2018

Prazo de entrega das candidaturas: 6 a 30 de junho

Documento necessários:

 - Pedido de integração

  - Comprovativo da situação assinalada no boletim.

 - Certidão de matrícula.

----------------------------------------

Documentos informativos:

 - Requisitos de material informático.

 - Portaria nº85/2014 de 15 de abril

----------------------------------------

Envio dos documentos:

Em formato digital para o seguinte endereço eletrónico: fatima.goncalves@esfb.pt

Envio por correio para:
Escola Secundária de Fonseca Benevides -  Ensino a Distância
Pólo D. João de Castro
Rua Jau – Alto de Santo Amaro
1300 – 312 Lisboa

 

Após a análise do pedido de integração e em caso de deferimento, a Escola entrará em contacto com os interessados para procederem à matrícula.