Serviço de Psicologia e Orientação

Aquelas decisões sobre cursos, disciplinas, carreira profissional, etc., com tantas consequências no teu futuro próximo e longínquo, podem ser PLANEADAS e PREPARADAS. O mesmo acontece com a transição para a Vida Activa. Contacta o S.P.O. ou inscreve-te e participa assiduamente na Orientação Escolar e Profissional.

Dispomos de um CENTRO DE RECURSOS PARA A ORIENTAÇÃO, onde podes consultar livros, folhetos e software com informação útil para elaborares os teus projectos.

Ir à procura da raiz do problema e de estratégias para o teu sucesso escolar, como por exemplo: aprender a aprender e a estudar melhor.

  • Para além de aluno, és também um jovem, um filho(a), talvez namorado(a), etc... Poderás estar em situações complexas!...   Marca atendimento no S.P.O.!
  • Por vezes trata-se de PREVENIR: O S.P.O. poderá propor-te que participes em programas de prevenção. Por exemplo, sobre gravidez precoce, stress, sida, entre outras coisas.
  • O S.P.O. também atende os teus pais e professores. Faz parte das suas atribuições. No entanto, porque és tu o nosso "cliente" (é contigo que vamos trabalhar), observam-se alguns princípios que te dão direitos e deveres e que podes consultar nesta página.

São princípios de funcionamento do S.P.O.:

  • A CONFIDENCIALIDADE - aquilo que nos contares enquanto "cliente" do nosso serviço, é confidencial.
  • A PERSONALIZAÇÃO - atendemos-te como pessoa e não só como aluno(a).
  • O VOLUNTARIADO RESPONSÁVEL - a participação nas actividades do S.P.O. é voluntária, mas deves comprometer-te a ser assíduo e pontual.

Onde te recebemos?

Em sala própria, no Piso 2. Marca atendimento com a profissional que trabalha no S.P.O. ou pede ao teu Director de Turma para o fazer.

Quem somos?

Este ano o atendimento é feito por uma psicóloga.

Contacto

spo@esfb.pt 

Desde que sejas aluno da nossa Escola, poderás ser atendido individualmente ou frequentares programas em grupo, para te ajudarmos a:

  • Preparar as tuas escolhas escolares e profissionais, assim como a transição para a vida activa.
  • Identificar e resolver problemas que afectam a tua aprendizagem e contribuir para o teu sucesso escolar, motivação, assiduidade, etc.
  • Prevenir ou resolver aqueles problemas complexos que por vezes afectam a nossa vida.